terça-feira, 3 de agosto de 2010

sobre maçãs

A maçã, considerada pseudofruto, necessita de consideráveis horas de frio para florescerem. E depois de 700 horas de frio à temperatura entre 7ºC elas estão prontas para serem colhidas. E depois desse processo são apreciadas por todas as pessoas do mundo pelo seu leve sabor cítrico e nutricionalmente adequada.
Uma vez, Machado de Assis disse que as mulheres são como maçãs. Que as melhores estão no topo da árvore e os homens mais valentes escalam as macieiras para buscá-las. Já os covardes ficam com as que estão no chão por serem mais fáceis, mesmo considerando podres esses frutos.
Alguém se perguntou o porquê dessas maçãs estarem no chão?
Eu conheço bravos cavalheiros, que por ego, sobem até o o ponto mais alto e buscam a maçã mais difícil. Apenas pela conquista. Então, depois descarta e parte em busca de outros frutos.
E aquela maçã fica jogada no chão, assim como todas as outras que foram ou não colhidas, cada uma com seu motivo e fica se perguntando: por que eu faço parte dessa gama podre agora? Será que terei forças para chegar ao topo novamente? Por que não fiquei presa ao meu galho tão seguro? Passei pelo plantio, amadurecimento e crescimento para ser só mais uma maçã no meio de tantas?
E o tempo passa enquanto ela se decompõe ali mesmo em sua dúvida e dor sobre a espera. E nesse processo ela aduba o solo para que renasça esperando por uma nova colheita, orando para que dessa vez não seja a culpada do pecado original.

Nenhum comentário: