domingo, 8 de agosto de 2010

Eleições 2010

Bem amigos, a Copa acabou [aaaah! :( ].
Mas, para você que é brasileiro tem outro evento que está por vir: as eleições!

Eu, particularmente, amor política. Tanto que ingressei num curso de Sociologia e Política, mas saí de lá quando começaram a confundir o curso com socialismo e cursinho para ingressar no PT. E hoje, mesmo em outra área completamente diferente eu venho aqui comentar sobre o fiasco do debate da Band. Não sei quem se saiu pior... me respondam, o que mais se destacou?
a) falta total de eloquencia da Dilma
b) falta de carisma do Serra
c) hipocrisia do Plínio Arruda
d) a mesmice da Marina

vou por partes sobre esse debate:
1º bloco :
A pergunta era: qual a prioridade será dada aos três itens: segurança, saúde e educação?

- O Plínio Arruda disse que "é um problema de desigualdade do sistema". Ele quer abordar radicalmente a igualdade.
- A Marina disse que a educação gera a insegurança e a desinformação para com as doenças e por isso é óbvio que ela vai priorizar a saúde (?)
- A MArina também disse que já "vivenciou a falta de desatenção com a saúde no Estado do Acre"
eu acho isso uma puta falta de sacanagem
- O Serra disse que o crime organizado é cada vez mais nacional.
por isso que dá certo, a polícia não funciona porque é desorganizada
- A Dilma que demorou uns 10 segundos para começar, ela disse que tem dois problemas da educação que é a qualidade do professor. E o outro, acho que ela esqueceu. E aí, ela continuou falando até depois do tempo e até depois de ser interrompida.
___________________________________________________________
Perguntas dos candidatos:

Dilma ao ser perguntada, pelo Serra, sobre suas propostas concretas na segurança, saúde e educação, disse:
"(...) também, ampliar e universalizar o SAMU que é esse atendimento que transporta crianças(...).


Tá, passou, passou. Aí o Plínio Arruda pergunta pra Dilma se ela é a favor do plebiscito para colocar um limite de 1000 (mil) hectares para propriedade agrícola (...) aí ela levou uma bronca do apresentador por não respeitar o tempo. Em sua resposta ela gaguejou bastante como sempre e respondeu em relação a essa pergunta: disse que era contra e foi cortada para a réplica. E ele replicou: se voce não tiver uma divisão da terra você está no modelo da desigualdade e não da igualdade, sem distribuir essa terra excedente (...) você está fora da igualdade social. E é isso que vim fazer aqui, defendr a igualdade social.
E na tréplica a Dilma deu uma de Rute Lemos em O Sanduíche Iche quando disse: (...) no Brasil, há situações extremamente diferenciadas, e acho que elas tem de desrrr deesrr... tem que ser respeitadas (...) movimentos sociais, eu não vejo porquê, o Estado brasileiro tem de substituir, lutas que o movimento social no momento democrático em que vivemos, pode, deve desenvolver. Eu não sei porquê é o que se aplica nesse momento, sem dúvi... sem sombra de dúvida, que se aplica aqui em São Paulo não tenha de se aplicar Estados do Nordeste no que diz respeito à jornada de trabalho. Há essas diversidades, essas desigualdades e nós temos que respeitar.

Agora eu preciso saber. Quem é mais incoerente? A Dilma que não fala coisa com coisa ou o Plínio que defende com unhas e dentes a igualdade declarando aí abaixo seus bens:


Igualdade com um patrimônio de 2,1 milhões de reais eu também quero...

continua...


Um comentário:

Anônimo disse...

Só pra ser do contra, tenho que me manifestar a favor dos candidatos... Nossa revelação, Marina Silva, esta über-bem-intencionada... Pelo seu discurso, me parece que o maior desejo dela é desenvolver uma região muito ignorada até o momento, que é a região norte. O que me preocupa, são duas coisas: uma, é que no discurso utilizado por ela, fica a interpretação de que ela vai "tirar o atraso" focando no desenvolvimento de lá. Alguém já pensou em tornar a Zona Franca o novo centro econômico nacional? E, quem já ouviu falar no Acre, alem da Marina? Sei que ele existe, mas a trovões que vamos destinar uma verba semelhante a de Minas gerais ou Curitiba, por exemplo, para o desenvolvimento do Acre? Qual a densidade demográfica de lá? Qual a utilidade do Acre? Gera divisas? Algo se produz lá, que seja significativo à economia? Liga algum lugar a outro qualquer pra ter estradas de primeiro mundo? Que tal investir em saúde, educação e segurança? Sera que o povo do Acre, após obstruído, não conseguiria torna-ló um estado REALMENTE representativo? Eu acredito no povo brasileiro...
A Dilma, esta se prestando a seu papel de continuidade do governo Lula: desordenado, despreparado, e nada mais do que invejou de "politizados funcionais", em alusão ao grande desenvolvimento fictício criado com a consagração do termo 'analfabeto funcional' que, miraculosamente, reduziu a taxa de analfabetismo do pais de algo em torno de 19% para a casa dos 7%, tudo na virada de um semestre... E seja louvado o IBGE... Depois eu conto essa história, se for interessante...
Plinio Arruda, esta mais do que certo ao chamar todos os outros candidatos de "reacionários capitalistas que só visam ao lucro"... Quem me conhece, sabe que penso que já passou da hora de alguém com mais cumules entrar no páreo para a Presidência. Só que, vamos devagar com o andor... Não precisa chamar o Kid Bengala logo de cara... Chama um cara um pouco mais modesto no começo... O Brasil ainda não esta pronto por Socialismo Utópico (é o nome do movimento mesmo, e não uma critica, ok?), ainda mais para um pré comunismo, como o defendido pelo Smèagol de gravata de 250 dólares... Alias, sera que ele, caso eleito, dividiria o excedente dos 1000 hectares lá do Palácio da Alvorada? Sera que, dentro deste 2,1 milhões de valor declarado à Receita, não tem nenhuma fazendinha "fora do padrão"? Se ele for esperto, dividiu em quatro, coladas uma à outra, em nome de parentes... Mas, voltando à vaca fria: com esse discursinho de "reacionário pseudo-social-comunista" ele tira a tenção do povão das contradições e incoerências do discurso do PSOL...
Nos sobra o José Serra... O nome já diz tudo: Zé, gente como a gente... Porque ele não tenta essa estratégia de vez em quando, pra tentar se aproximar da boiada dominada pelo PT, alimentada pelo paternalismo barato, e pelo comodismo que ele gera? Ele tem apoio político significativo, é relacionado com os empresaris, até que bem quisto pela classe média e emergente... Só falta o povão mesmo... As propostas são as mais centradas, coerentes; ele é uma pessoa de estudo, tem experiência política... Só faltou mesmo a coerência com o discurso de fazer o melhor pelo Brasil, independente de quem estiver no poder... Porque, capacidade pra resolver "n" problemas graves, eu estou careca de saber - figurativamente falando, claro... Só falta ele fazer mesmo, e não ficar esperando o partido dele se eleger pra começar a contribuir para o desenvolvimento de nossa gigante Nação!
E, pronto. Falei... Alguma duvida? Leia de novo e reflita... Sei que voce também pode contribuir para uma nação melhor!!! Se estiver à vontade, vamos discutir esse assunto durante o esporte nacional: uma cervejinha no final de semana...