segunda-feira, 9 de agosto de 2010

things happen, shits happen

Acho que as pessoas estão involuindo. Biologicamente, Louis Dollo, disse que é impossível esse retrocesso das espécies, mas vamos analisar o conteúdo moral do HOJE.
As pessoas não amam mais. As pessoas "pegam" outras pessoas. As pessoas não ligam pros sentimentos das outras pessoas. As pessoas fingem não estar nem aí, mas choram quando chegam em casa e deitam em seus travesseiros. As pessoas tem filas para as outras pessoas passarem em suas vidas. As pessoas não querem mais casar, terem filhos, sentar no sofá e conversar sobre como eram felizes na infância. As pessoas não perdoam as pessoas. As pessoas se vingam, fazem mal, ficam chateadas sem se darem conta que isso é um suicídio passional. As pessoas precisam de pílulas para ficarem felizes; precisam de coisas, precisam de matéria e acaba se afastando do que é a verdadeira essência da vida: as pessoas.
Os cachorros não. Os cachorros estão sempre felizes. Os cachorros se divertem com um osso, uma garrafa de plástico ou um pano que seria jogado fora. Os cachorros não economizam carícias. Eles lambem, deitam no seu colo e dormem com você, mesmo se você estiver estressado. Os cachorros perdoam. Mesmo depois de um tapa, um esporro, um grito, os cachorros buscam uma bolinha e querem brincar com você. Os cachorros não magoam as pessoas. Eles podem até destruir um sofá, um pé de cadeira ou um chinelo. Mas, eles não fazem isso porque querem liquidar seu patrimônio. Fazem isso porque é da essência deles: chamar a atenção das pessoas.

Acho que eu também não acredito em involução. Nós somos mamíferos, os cachorros também. Emtão se involuíssemos poderíamos acabar nos tornando espécies que nem os cachorros. Esses seres que nós chamamos de irracionais.
Pensando bem, eu continuo não acreditando em involução. E sinto muito por isso.

5 comentários:

Órion disse...

O consigo postar minha replica nessa coisinha... Esta tolhendo minha criatividade, limitando meu comentário a meros 4096 toques... Chegando em casa, eu dou meu jeito...

Anônimo disse...

Vamo ve se dá agora...

Órion... disse...

Cacete! Tá foda... Mais uma vez, discordo em prosa, mas não em verso... Mas, não perco a esperança de que um dia, vou postar um comentário dando apoio incondicional e irrestrito a algum artigo daqui...
Vamos lá: antes de qualquer coisa, antes de falar de involução moral - a biológica, apesar de ser um evento raríssimo, pode ocorrer, e entendo que não é o foco do artigo - devemos definir muito bem os limites do que estamos falando... Moral pode ser entendida como o conjunto de valores característicos a uma população, em dada região geográfica. Tais características podem ser compartilhadas entre diversos grupos, mas não é regra... Tendo este primeiro ponto definido, podemos começar a definir os parâmetros de comparação. Involuímos a partir de qual padrão? Na Era das Trevas, lá por volta de 1300, 1500, casamentos eram definidos com os noivos ainda no ventre de suas mães; uma "mulher" já era considerada 'pra titia' com 14, 16 anos; se ela não gerasse um filho homem, era trocada por outra como uma mercadoria com defeito. E foda-se o amor nessa época... Involuímos???
500 anos depois, chegamos aos anos de 2000. Século da libertinagem, da promiscuidade, da produção independente, da SIDA... Mas, e o amor? Tá por aí!!! Passa num cartório de registro civil e tenta casar pra ver... Vai pegar uma fila de uma hora ou mais só pra marcar a data... Tudo bem que se casa e se descasa como quem troca de bicicleta (eu ainda tenho a minha desde os 14 anos...), mas isso só prova que o amor está no ar, e que o homem escolhe mal pra porra... Quando falo homem, me refiro ao ser humano, e não às criaturas que carregam pênis por aí... Porque as mulheres também não estão muito melhores que os homens pra escolher... Na verdade, se dependesse de minha experiência e conhecimento das relações das pessoas próximas a mim, poderia afirmar que elas escolhem com muito mais precariedade que os homens. E põe precariedade nisso... Mas, isso é uma discussão pra outro artigo...
Alias, lá em cima, eu falei de esperança... Esperança me lembra Fé - e uma amiga muito querida que morresse em um acidente de carro - e Fé, me lembra Deus. Por isso, desce mais um copo porque vou colocar ele no assunto, e não da pra ele falar de boca seca...
Sobre a moral, Deus - ou qualquer outra entidade ou forca superior que lhe apeteça - deu ao homem o livre-arbítrio, que é a capacidade incontestável que todos temos - sim, TODOS NÓS TEMOS, mesmo que não pareça - de tomarmos nossas próprias decisões. Sendo assim, porque as pessoas "pegam" outras? Porque as pessoas choram ao colocar a cabeça no travesseiro? Porque as pessoas deixam de falar umas com as outras porque um relacionamento não deu certo? Porque assim escolheram!!! Ou, porque esse foi o resultado das escolhas erradas que fizeram.
(continua)

Órion disse...

Pelo que estou refletindo agora, não é uma questão de involução moral que esta assolando a juventude brasileira, mas sim, uma involução intelectual! "Por quê?", você me pergunta... Porque estamos vivendo na era da informação, mas estamos cada vez mais desinformados sobre a vida... Todo mundo sabe o que aconteceu ontem na novela, qual o ultimo escândalo da Paris Hilton, ou qual a ultima "filhadaputice" daquele cara ou daquela mina que "pega todo mundo"... Verdade ou mentira??? Mas, e aí? Quem são seus modelos de sucesso? Em quem você se inspira para saber o que você quer da vida? Como você sabe o que você espera de uma parceira, uma amante, uma namorada? Porque você vai atrás de uma garota de programa, porque você quer fazer um sexo anal nervoso, sendo que você nunca sequer comentou com ela a respeito da opinião dela sobre lhe presentear com a rosca da vitoria??? Porque você é burro, e escolhe mal pacas, malandro!!!
Vejam que não estou falando que temos que ter modelos pra tudo, mas eles são essenciais para a formação de nosso caráter. Eles nos dão chão, para podermos usar adequadamente o nosso livre-arbítrio para fazer as esfolhar para as quais não temos um modelo preciso. Prefere ficar no twitter, vai lá, mas não peca pra sair comigo... Porque vai ser uma ficada e nada mais, e vou deixar isso bem claro pra você, logo no começo. Alias, sabe do pior??? Você ainda é capaz de me agradecer por isso... Ta vendo como escolhe mal???
Em suma, antes de falarmos de involução moral, vamos pensar nos males da modernidade... No acesso total e irrestrito a informações das mais diversas naturezas, dos modelos decadentes/precários que temos hoje, e em nossa própria preocupação com o nosso bem-estar e felicidade... Antes de amara alguém de novo, vou me amar, incondicionalmente porque, no final, só terei a mim mesmo pra me levantar... Daí, você vai acordar e ver o quanto você usou, mas foi usado também... O quanto você curtiu, mas foi curtido também... O quanto você posou de fora pros outros, mas caiu na pose deles também... Quem sabe, depois desse murro na boca, você não abra os olhos e veja que o amor esta por aí, pra todo mundo, mas é exatamente "todo mundo" que não sabe aproveitar... No final, o livre-arbítrio é mesmo livre, e só depende de você... Seja homem e aceite as repercussões de suas escolhas... Ou passe a pensar diferente.
Quer discutir??? BR da Kennedy na sexta... Quer brigar, cola lá também que a gente toma umas antes... Sabe por que você ficou irado agora? Porque eu não erro... (plagieeeeeeeiiiiii)
(agora acabou...)

Olavo disse...

Bom texto Maiara, gostei de ler. Apesar da escrita não ter o estilo que gosto, faz muito sentido, só a palavra "involução" que realmente não é correta, todos evoluem, mas isso não quer dizer algo positivo. Essa preocupação que tem com as recentes gerações tb é algo que me inquieta e ando pesquisando sobre um pouco (meu hobby nas horas vagas hehehe). Veja o link abaixo, acho que complementa muita coisa... Um beijão!


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,o-y-da-questao,598047,0.htm